quinta-feira, janeiro 15, 2009

Irmandade dos Chocalhos


Vinha eu hoje a caminho do trabalho ouvindo a rádio do costume, a TSF. Sabem como é, as notícias, o trânsito… o costume. Pelo meio das notícias foi referido um simpático idoso alentejano, o senhor Penetra, que colecciona “chocalhos”. Foi curioso ouvir o senhor a explicar o uso dos ditos, a sua verdadeira utilidade, a sua real função. Deu como exemplo uma vaca gulosa, os sarilhos e os estragos que as mesmas podem provocar. Também referenciou que cada chocalho tem o seu som, reconhecendo o pastor que animal está em actividade. Admito que esta informação é básica, não é preciso ter q.i. acima da média para saber, ou suspeitar, que um chocalho apenas teria esta função… denunciar!

Chegámos ao ponto em que também admito que me perguntem, ou se questionem, onde quero chegar com isto. Como sempre irei satisfazer a vossa curiosidade e partilhar uma ideia que tive, daquelas com lâmpada na cabeça e tudo mais.

Ora os chocalhos estão em extinção, arrastando consigo uma antiga tradição, bem como o desaparecimento de verdadeiros artesãos e um pouco da história do pastoreio. Não é coisa que me preocupe admito, tal como não deve ser para as vacas e seus parentes, mas não me é indiferente quando me lembram destas coisas da tradição. Não partilho da ideia nem fui afectado com o vírus “o que não é nacional é bom”, aliás como sou do contra sempre pensei de forma contrária, tendo mentindo por vezes para não ficar mal na fita. Mais uma vez lembro que o mal deste pais está dentro dele, poderá chamar-se falta de amor próprio, de auto confiança, bla bla, etc. Como cidadão sempre preocupado e empreendedor tratei de achar uma solução para a reutilização dos chocalhos. Segundo cálculos do senhor Penetra, só na sua colecção pessoal deverá ter cerca de 6000 destes objectos. Mas perguntam vocês… onde é que isto vai dar? Qual é afinal a ideia? Como e de que forma iremos reutilizar isto? Muito simples!

Para quem tem um pouco de atenção e preocupa-se em andar informado, quer seja com a habitual e sempre noticiada guerra na Faixa de Gaza, quer seja com os escândalos, casos de justiça, CR9 ou entre outras tantas polémicas e mediáticos acidentes de viação que ocorrem no nosso modesto pais, foi neste último que achei uma nova utilidade para os ditos… os chocalhos. Certamente não pensaram que iria tentar negociar alguma possibilidade de uso dos chocalhos para as comunidades isrealitas ou palestiniana, a não ser que um chocalho colocado em cada elemento militar isrealita, bem como um em cada “terrorista“ do hammas, tornariam o relato da guerra bem mais detalhado, além de permitir live show onde facilmente iríamos identificar os intervenientes. Mas não… os ditos ficam mesmo por cá!

Porque não propor a discussão na Assembleia da República ao uso de um chocalho por cada um dos ministros e deputados que por lá estão? Melhor ainda, se a proposta fosse aceite e se tornasse um sucesso, poderíamos estender o seu uso aos grandes administradores públicos e da banca, bem como a outros gestores de topo espalhados por aqui e ali. Assim saberíamos sempre e identificávamos onde andavam em actividade… tal como as vacas gulosas.