terça-feira, junho 03, 2008

Memórias esquecidas

Será possível “esquecermo-nos” da(s) nossa(s) memória(s)?

Sempre ouvi dizer que toda a nossa vida, todos os momentos, estão gravados no nosso cérebro. Serão mesmo, analogicamente, a base de dados pela qual respondemos e reagimos aos requisitos da vida. Na realidade, ou melhor, na generalidade, penso que todos nós gostaríamos de esquecer os “maus momentos” e, contrariamente, recordar sempre os “bons momentos”. Certamente não seria nada agradável se tudo fosse cor de rosa, qual seria então o sentido de viver?

No mundo da ciência podemos encontrar algumas respostas:

“… Memória é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial). A memória humana focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade…”

“… segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao quotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida…”

“…existem diversos factores relacionados com a perda de memória…”

“… amnésia é a perda parcial ou total da capacidade de reter e evocar informações…”

“… ou amnésia psicogênica resultante de factores psicológicos que inibem a recordação de certos factos ou experiências vividas. Em linhas gerais, a amnésia psicogênica actua para reprimir da consciência experiências que causam sofrimento, deixando a memória para informações neutras intacta. Neste caso, pode-se afirmar que a pessoa decide inconscientemente esquecer o que a faz sofrer ou reviver um sofrimento. Em casos severos, quando as lembranças são intoleráveis, o indivíduo pode vivenciar a perda da memória tanto de factos passados quanto da sua própria identidade…”

“… a depressão é a causa mais comum, porém a menos grave. Denomina-se depressão uma doença psiquiátrica, que inclui perda do ânimo e tristeza profunda superior ao mal causado pelas circunstâncias da vida…”

“… doença de Alzheimer, doença de Parkinson, a relação entre a memória e o olfato…”

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


De facto, pode até ser verdade que possamos esquecer as nossas memórias, quer seja por muito querer (se é que isso é possível), quer seja por qualquer um dos factores acima descritos. No entanto, tirando as causas por doença, a verdade é que a qualquer momento, em qualquer local, o recurso ou a chamada ás memórias, pode alterar o rumo das nossas vidas. Podemos não ter acesso a elas, mas elas estão presentes, gravadas. Apenas nos esquecemos delas… até um dia!

3 comentários:

Eme disse...

Não é novidade que em casos dramáticos de acontecimentos traumatizantes a propria memória parece ter um mecanismo de autodefesa e "avaria" para os acontecimentos em questão, o que os psi's dizem que é o recalcamento. penso eu.
de resto as pequenas perdas de memória para além das resultantes de doenças são inofensivas e vêm dos homens (sim dos homens, que nas mulheres raramente acontece) não saberem usar as partes todas do cerébro ao mesmo tempo- não fui eu que inventei isto mas comprovo-o pela minha experiência-
e como eu hoje sou a má cá do sítio contava-te inúmeros exemplos. como não se lembrar de um livro. ou o esquecer constante de pagar as contas.. dizes bem, esquecemo-nos.. até um dia!

beijo pa ti

Piloto Automatico disse...

Muito interessante este post, particularmente o teu último parágrafo...
...e muito mais haveria para explorar sobre este assunto.
Vim cá ter por causa dos Marillion
Abraço
F

Anónimo disse...

excelente escolha, o tema é fascinante,permitia longas reflexões...

Curioso é que podemos reprimir memórias e manter vivas outras igualmente marcantes na nossa vida, o que é um verdadeiro mistério.
E parece que certas pessoas conseguem mesmo obliterar determinadas memórias, de forma a evitar o sofrimento.
Há sempre coisas que gostaríamos de recordar e outras que preferíamos esquecer.
Excluídas algumas patologias, está mesmo tudo lá gravado, como dados nos computadores, mesmo que não sejam visíveis à partida para os menos entendidos na matéria - saberás certamente que quem informação a esconder (documentos, ficheiros, etc), pode fazê-lo em sites criados na internet ou em fragmentos de fotos. Mas há sempre algum programa brilhante que põe tudo a nu, acho eu...Ou será possível esconder alguma coisa de toda a gente para sempre?
As nossas memórias são o nosso património psicológico-emocional pessoal. Por isso, são todas importantes, são reflexos das nossas vivências e experiências. São parte integrante da nossa identidade.
Por isso, que fiquem. Mesmo que façam doer. Significa que estamos vivos.