terça-feira, setembro 28, 2010

Sofrer para aprender a sofrer

Em Maio de 2006 a minha alma não andava no seu melhor, andava confuso comigo próprio. As razões eram baças e eu não percebia o que se passava comigo, parecia despistado da vida. Muitas vezes me questionei se tudo aquilo teria qualquer significado, se era uma lição da vida passada ou uma aprendizagem para a vida futura. Passaram-se anos desde então e aos poucos encontrei-me em mim, afinal eu valia alguma coisa. Descobri, finalmente, que nunca nos podemos negar e que a vida não corre por acaso, somos parte da vida e a vida parte de nós. Na escola da vida, a vida segue tal e qual lições de sala de aula, com notas e tudo. Na verdade, esta escola é exigente e nada é garantido ou existem passagens automáticas de crescimento. Nesta escola não existe graduação máxima, nem doutores nem engenheiros, apenas matéria e mais matéria, todos os dias algo novo. Com o passar do tempo algumas lições vão sendo lembradas e isso, por si só, já é sinal que temos aprendido as lições, não todas, mas algumas.

Ainda em 2006, recebi um e-mail contendo um texto que na altura me tocou e tratei de colocar no blog. O titulo “Tudo o que acontece, acontece por bem” não fazia muito sentido, mas não sei porque razão nunca mais o esqueci. Hoje, em 2010, e com muitas lições passadas, tudo começa a fazer sentido. Encontro-me em mais uma prova de vida, em mais uma lição, talvez uma das mais importantes. E recordo-me, frequentemente, do titulo e das palavras, da mensagem que outrora não percebera. No fundo hoje estou preparado para este teste, um teste de vida ou de morte. Não me sinto bem com a situação, mas estou seguro que: tudo o que acontece, acontece por bem.

Podem ler texto em 2006:

http://joaquimcosta.blogspot.com/2006/05/tudo-o-que-acontece-acontece-por-bem.html

1 comentário:

teresa disse...

Meu amigo, o teu blog é uma imensa lição de vida, uma fantástica reflexão sobre a "arte" de viver. E aprendo sempre imenso contigo.
Mas este post é especial, transmite uma emoção maior, algo mais intenso e profundo.
E mais uma vez percebi que é longo o caminho que tenho que percorrer para alcançar esse grau de entendimento, de conhecimento da vida...
Meu amigo, o teu grau já é de Mestre e não tenho dúvidas de que vais superar mais esta prova, ainda que ela seja uma das mais duras...
Coragem!