quinta-feira, setembro 08, 2011

Demanda do Futuro

Uma grande amiga partilhou este texto por e-mail, vai ao encontro de muitos do meus pensamentos. Decidi também partilhar com todos:


Segundo Alice Bailey no livro “Tratado sobre Fogo Cósmico”, durante milhares de anos foi construída pelo homem uma forma mental gigantesca, que pesa sobre toda a humanidade baseada em desejos primários, alimentando inclinações malignas da pior natureza humana, infelizmente esta obscura nuvem mental continua a produzir a ignorância e o egoísmo, mantendo-se viva de várias formas, mas que deve ser desintegrada, destruída pela própria humanidade, tal boomerang retornando ao seu ponto de partida.


Ela é construída continuamente, numa constante acumulação dos maus desejos, inclinações perversas e propósitos egoístas. Na realidade, todo o pensamento mal dirigido que se manifesta nas palavras e nos actos no plano físico, repercute-se nos níveis subtis espirituais e contribui para alimentar e expandir esta “entidade mental”, criada pelo próprio homem, não só agora, como no passado por sucessivas épocas civilizacionais. Esta egrégora mental maléfica tem a proteção dos que se aprazem no mal, vivificando os desejos no homem, condicionando a evolução espiritual, cristalizando a humanidade.


Só pela inteligência consciente é que efetuaremos a limpeza desta egrégora que paira sobre toda a humanidade e, todo o trabalho de purga, seja cósmico ou individual, passa pelos poderes mentais do uso correcto do Pensamento. De momento, grande parte da humanidade, vive sob a manifestação da matéria mentalou sob o ciclo de evolução da mente, que se não for bem orientada fomenta o poderoso desejo dos níveis inferiores, o da fatal atração física. Esta força desenvolve uma forte energia ao nível físico, que debilita as capacidades mentais superiores, sendo então fácil ao poder das trevas (luz não manifestada ou influências negativas), manipular cada vez mais os seres desviando-os do seu propósito principal, que é viver sob os níveis mentais superiores ou búdicos.


De fato, este cenário que acabo de descrever não é novo, mas reforça o alerta que deve existir para sermos mais atentos às influências nefastas que, constantemente, pairam sobre todos nós. Isto serve também para prevenir contra as facilidades do caminho espiritual, que tantos propõem para a auto-realização. A mente é a grande arma para o combate às influências nefastas, à negligência, ao torpor e, por isso, advirto que usem a mente inteligentemente, ou como diria o Buddha: despertem!


Aconselho sempre a Meditação como forma eficaz e segura de fortalecer a mente para o trabalho equilibrado do cérebro, e dirigir o pensamento na direção correta, que o mesmo é dizer de objetivos superiores. Não se devem iludir com as panaceias tanto para o coração como para a mente, pois o que é necessário é usar a mente, concentrá-la nos propósitos superiores; no altruísmo, na qualificação de desejos e na alimentação, na ação justa e, assim, se reverterão os sentidos inferiores, descontrolados em sentimentos sublimados, num propósito digno e elevado, desenvolvendo o amor incondicional. Naturalmente que não se deve exigir o amor incondicional nos outros, mas em nós próprios.


Quem anda à procura de gurus ou de ensinamentos fáceis, tipo de iluminação na hora, imediata, é porque não tem esse amor dentro de si. Obviamente, há sentimentos que toda a humanidade já desenvolveu coletivamente e o amor é um dos valores adquiridos, mas os bloqueios mentais, devido à polarização também em sentimentos inferiores e egoístas, obstruem o coração e o amor não se expande ou manifesta. Quando se começa uma prática de purificação, tanto física,quanto mental e espiritual, sublima-se a energia e apaziguam-se os sentimentos e as emoções, emergindo a lucidez, podendo então, o amor expandir-se livremente, desfrutando-se da felicidade interior.


Se procura nos outros o amor incondicional, nunca se encontrará a felicidade: tornar-se-á efémera. Até mesmo nas relações afetivas entre dois seres, se não houver a dádiva espontânea sem esperar recompensa, pode tornar-se uma fonte de exigências e de posses. O princípio básico da humanidade quanto ao amor é procurá-lo nosoutros através da atracção física, contudo, quando já se vislumbram outros ideais como uma via espiritual ou religiosa, geralmente procura-se alguém que represente esse ideal, onde se espera receber aquilo, que afinal, cada um tem de encontrar dentro de si próprio. Há tantos gurus, tantos métodos milagrosos, apregoados para alcançar a iluminação de forma rápida mas, na realidade, absolutamente enganosa, apenas com o intuito do prestígio pessoal e ganho material.


Tenho observado ao longo dos anos, tantos seres enganados por tantos métodos especializados, que arrastam as pessoas para um abismo onde acabammais gastas, mais desiludidas ou até desviadas dos seus propósitos espirituais, absolutamente vazias desse amor incondicional que buscaram nos outros, esquecendo que o verdadeiro caminho passa pelo trabalho interno da busca do Amor Divino. Foi pura perda de tempo…


Por vezes, já estão tão pervertidos os seus objetivos de vida espiritual, que dificilmente encontram o fio condutor. Na realidade, o meu propósito aqui, nestas páginas é denunciar, métodos falsos, arrasadores, verdadeiros desvios ao caminho espiritual, como o xamanismo, tão em voga, que tem levado muitas pessoas ao desequilíbrio. Baseado num ensinamento já tão ultrapassado para a humanidade actual, que só consegue seduzir os incautos com uma droga, um “elixir”, iludindo-os com experiências astrais de visões e de emoções, para os convencer de que estão a vivenciar o Divino, quando não passa afinal de uma experiência de drogados.


Esta bebida, o “santo dayme”, consumida infelizmente para alguns com regularidade, destrói o organismo, corroendo as vísceras, os dentes, o cabelo, os olhos e o mais grave incapacitando o próprio cérebro do seu funcionamento normal, destruindo consequentemente as capacidades mentais e espirituais - tal o efeito da droga ou do álcool, que quanto mais debilitado o cérebro se encontra, mais o Ser procura impulsos para o reanimar, tornando-se então, num ciclo do qual é bem difícildepois sair – acontecendo infelizmente, já quando a maior parte dos enganados se encontram em estado adiantado de depressão e de aniquilação humana.


Como diz Salim Mikael, essa gente que influencia com métodos tão nefastos para a humanidade, devia ser presa: são criminosos! O caminho espiritual é sobretudo uma via inteligente de chegar a Deus. Métodos infalíveis de iluminação milagrosa, não existem. O que existe e como um bem em cada ser humano é o esforço consciente. Nele se desenvolve a vontade altruísta, a aspiração espiritual e, sobretudo, um apelo determinado para começar tudo isto de forma inteligente, paciente e honestamente.


Não se deve seguir o mais fácil, não aceitando receitas milagrosas de auto-realização, por um simples método, seja apenas a respiração, seja em bebidas feitas de ervas, seja nas curas, nas regressões, nas leituras de auras e dos chakras, de mantras infalíveis e tantas seduções enganosas que desviam os seresdos seus propósitos mais nobres, na realização da sua própria vida espiritual consciente. As drogas ou impulsos exteriores aniquilam a Consciência.


Portanto, todos os métodos ilusórios de iluminação rápida vão apenas esconder ainda mais aquilo que fomenta os obstáculos à claridade mental, que é a negligência. De facto, não vêem que o único e verdadeiro caminho é um trabalho que deve ser feito no interior, para atender às suas próprias necessidades. Não se pode “ver” ou realizar os objetivos superiores, quando não se resolveu os seus problemas inferiores, fruto dos seus desejos, atividades e interesses próprios.


Se ainda não se sublimou os seus próprios desejos e tendências, como é possível através de um rápido vislumbre, dado através de drogas realizar a integridade, a nobreza e a quietude?


Nem é possível alcançar nada espiritualmente, nem realizar o Divino quando ainda nem sequer se realizou na sua humanidade mais básica. Como há tanta gente a querer curar os outros, se ainda não se curou a si mesmo?


Também não merecem crédito aqueles que encobrem ou renegam Deus através de conceitos muito elaborados de engrandecimento do próprio homem, como não precisando de Deus algum para se realizar. Chamem-lhe Deus, energia Cósmica, Ser Superior, Inteligência ou Absoluto é para nós humanos, o Divino ao qual pertencemos, de onde viemos e para onde voltaremos. Por rebeldia e na busca de prestígio, alguns influentes das “massas” vêm passar mensagens de não necessidade de Deus, lançando subtilmente a ideia de que a humanidade, aquela que acredita em Deus,religiosos ou místicos são todos estúpidos!


Pensam, naturalmente, que demonstram muita inteligência, avançados mentalmente chamando de atrasados mentais à restante humanidade. Outros que são salvadores do mundo, absolutamente iludidos com os poderes pessoais. Gostaria de deixar nesta reflexão sobre o futuro uma mensagem mais animadora, mais esperançosa, como se as coisas que consideramos boas acontecessem por um passe de magia, mas incorreria numa ilusão, encobrindo a realidade, alimentando falsas promessas. O que quero dizer é que na intemporalidade da Vida, passado e presente são apenas aspetos referenciais para nos situarmos frente ao futuro - nesta imensidão do espaço cósmico - na busca de uma nova luz que nos guie espiritualmente.


Que a chama ardente do Amor incondicional irradie cada vez mais, para o Coração da Humanidade.

1 comentário:

Teresa disse...

É efectivamente um daqueles textos que, quanto mais lemos, mais nos identificamos...
E são pessoas como tu, de mente aberta, que desenvolveram o auto-conhecimento e aprenderam a conhecer melhor os outros, de grande inteligencia, intuição e sensibilidade que cultivam os dons da inteligência consciente e as qualidades humanas mais positivas, que têm o poder de mudar o mundo!