sexta-feira, julho 18, 2008

VIP vs VIP



Tratando-se de um expressão muito em voga, a mesma destaca-se por “destacar” alguns elementos de entre os muitos elementos que compõem a nossa complexa sociedade. Falo de seres humanos naturalmente. Na minha vertente ou pura veia analítica, ou por simples curiosidade, acabei por consultar a minha biblioteca de preferência, nem mais nem menos que a já famosa página Wikipédia, a enciclopédia livre. Segundo apurei, na mesma encontra-se o seguinte:

VIP (da expressão inglesa Very Important Person tradução literal para "pessoa muito importante"), é uma sigla que designa pessoas importantes, influentes, ou altos funcionários com privilégios especiais. Expressão cunhada em 1933.

Conhecida praticamente em todo o mundo é usada também para designar lugares de alto luxo, de acesso exclusivo (Área VIP) ou mercadorias destinadas a pessoas VIP. É frequentemente usada em Apresentações para designar lugares, quem pode ou não entrar nos camarins, etc. Um exemplo são os Lugares VIP.

Muito pouco, ou melhor, pouca informação dedicada a uma expressão assim tão importante. Ou então, é tão claro e de tal forma evidente que não necessita de nada mais… tal e qual dogma é assim e pronto!

Sempre existiram VIPs.

Sabemos que existem muitos VIPs.

Conhecemos, ou não, a história de alguns VIPs.

Alguns elementos já nascem VIPs, é portanto hereditário.

A maioria dos elementos gostaria de se tornar VIP.

Alguns elementos lutam para se tornar VIPs.

Alguns VIPs chateiam-se de ser VIPs.

Existem VIPs… e VIPs.

Eu não sou VIP…

Mas… sempre o irreverente “mas”… como em tudo o que se diz, ou se quer dizer, existe sempre o reverso da medalha. Na gíria popular, ou popularucho, na linguagem da grande maioria dos elementos (não VIPs claro) existe outra tradução para a expressão: (Very Insignificant Person tradução literal para "pessoa muito insignificante").

É aqui que a bota não bate com a perdigota. Os elementos VIP designam os que não o são de VIPs, já os elementos não VIPs designam os elementos VIP como sendo VIPs. A coisa começa a ficar estranha e a conversa também…

Não fiquei confuso, apenas gostaria de saber onde é que a expressão JET7 entra no meio desta história toda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que a verdadeira questão consiste em saber o que significa "important", isto é, quem é importante e porquê...