quarta-feira, dezembro 23, 2009

Boas Festas em 2009

Cá estamos de novo a chegar ao final de mais um ano, já começaram os preparativos para a quadra natalícia e posteriormente a passagem para o novo ano. Para mim é altura de fazer contas, verificar se os objectivos estão cumpridos e detectar onde ocorreram falhas, se existirem claro. Sempre fui ouvindo, aqui e ali, que este seria uma ano de mudanças, chego agora ao final e na parte que me toca não posso deixar de concordar, elas de facto ocorreram. Ainda não acabou, está quase, mas pelo menos até agora as mudanças foram positivas e alguns objectivos foram cumpridos, acho que trabalhei bem.

Profissionalmente consegui um objectivo que estava pendente desde o ano de 2005, concretamente desde o “malvado” mês de Julho. Foram necessários quase 4 anos para ser transferido de departamento e de serviço, o empenho foi feroz e por vezes arriscado, mas foi essencial. À data de hoje tenho um “horário fixo”, trabalho num projecto aliciante que acabei por ser eu mesmo a criar, e faço o que gosto: programação. Apesar de não ser a minha designação de carreira na empresa, agora sim, sou Analista e Programador Informático. Sinto-me bem!

Financeiramente, com objectivo que também já vem pendente de há alguns anos, não existiu evolução “palpável”, no entanto algo mudou e já posso sonhar. Não vale a pena dizer quantos anos de pendência pois deixa-me um pouco angustiado, agora essa angustia foi suprimida e aliviada pois existe a possibilidade de evoluir nesse campo. Se a mudança profissional melhorou, e muito, a minha qualidade de vida, financeiramente não existiu nenhuma melhoria agregada, nenhuma mais valia. Quem me conhece sabe que tenho tudo certinho em ficheiro Excel, e nesta fase os números são animadores pois reduziu-se na despesa, o que é excelente!

Espiritualmente, o ano foi evoluindo em crescendo de confiança e em auto-estima, a todos os níveis mensuráveis as melhoras são notórias… sinto-as. Também desde 2005 que trabalho/penso no sentido de me melhorar, basicamente evoluir ao nível do processamento mental, aliviar a pressão, deixar fluir. A minha família, nomeadamente a minha mulher e a minha filha, são pedras basilares no meu bem estar, estão lindas e são as mulheres da minha vida. Este ano foi também repleto na aquisição de novas amizades, algumas importantes e de valor acrescido, por outro lado existiram alguns afastamentos. Agradeço a todos, aos mais recentes e aos que, por este ou aquele motivo se afastaram mais, são todos importantes e fazem parte da minha vida.

Fica aqui o meu relatório anual, parecendo-me positivo, e desejo a todos Feliz Natal e Bom Ano 2010.

Joaquim Costa

2 comentários:

M disse...

:)))

muito bom balanço Quim.

Bem, quanto a mim, lamento imenso mas ainda vais ter de me apresentar relatórios destes durante muitoooos anos.

E Bom 2010.

Beijo

teresa disse...

É mesmo um excelente balanço, com muito swing...
Impressionante como consegues falar de tanta coisa, de um ano inteiro, de projectos de vida, num único "post"!
Parabens pela notória evolução profissional, mais do que merecida.
Impõe-se, em complemento, deixar registo da diferença que tu também fizeste na vida de tanta gente neste último ano. Felicitar-te pelo blog e por toda a tua actividade on-line,única e inimitável, porque te aproxima dos outros, o que não é fácil.
E agradecer a forma como estás atento aos teus amigos, todo apoio e o optimismo que transmites, o teu modo tão especial de cultivar a amizade. É uma honra estar entre eles.
Feliz Ano Novo!