segunda-feira, dezembro 14, 2009

O que define a felicidade? (Parte II)


No passado fim de semana recebi o seguinte comentário ao post “O que define a felicidade?” que escrevi em 05 de Maio de 2008:

Bruno disse...

Meu amigo, eu tenho 14 anos moro com minha mãe e meu padrasto tenho uma casa grande, video-game, internet, poucos amigos mas em certos momentos eu fico feliz esses momentos sao quando estou com meus amigos. Em minha casa eu nao sinto uma gota de felicidade, eu sintia muito tédio mas agora eu sinto é tristeza. Minha mãe quer me por em um internato, eu estou louco para ir lá por que aqui eu não tenho nada a fazer e com quem a conversar. Acho que indo para lá ficarei mais feliz. Bom isso nao foi um comentário mas sim um grande desabafo para mim muito obrigado!

Hoje, 14 de Dezembro de 2009 respondi-lhe o seguinte:

O último comentário, ou melhor, o desabafo do Bruno deixou-me muito comovido. Não esperava hoje chegar aqui e ouvir estas palavras de um rapaz de 14 anos. São palavras muito sentidas, denotam um sofrimento silencioso (penso) e ditas com grande sentido de maturidade. Tenho uma filha que fez recentemente 7 anos, sei que não sou um pai perfeito mas sinto que lhe dou amor e carinho. Lamento a sua situação mas a vida por vezes surpreende-nos. Quem sabe um destes dia volta aqui e tudo mudou? Para melhor? Faço votos para que isso aconteça! Abraço e boa sorte...

Passou um ano e meio após publicar o meu post, muita coisa mudou desde essa data, quer na minha pessoa, que em todo o mundo. No meu caso pessoal posso afirmar, porque o sinto, que estou bem melhor comigo e com o mundo. O tempo, ou o passar do tempo, é o melhor curandeiro. Hoje para mim a felicidade poderá continuar a ser uma equação da vida, no entanto certas variáveis começam a deixar de fazer sentido. Como diz o Bruno, por muito que se eleve uma variável, por exemplo de bens materiais, o resultado final será sempre inferior ao que na realidade pretendemos. Ele responde, e certamente gostaria, que se elevasse um pouquinho só uma variável sentimental, como o amor por exemplo, para já se obter um resultado satisfatório.

A minha resposta ao Bruno foi o que desejei no momento, que todos estes cenários já tivessem acabado. Não me surpreendeu, infelizmente sabemos que existem muitas crianças, adolescentes e também muita gente adulta que não recebe amor. È trágico, mas cada vez mais uma certeza que o ser humano carece de amor, estando o mesmo a ser substituído por outros “adereços”. Não se chegou aqui, a este ponto, de forma inocente. Mas não é aqui e agora que irei falar sobre isso…

Dedico este post a um rapaz de 14 anos, ao Bruno, a quem apenas posso escrever e a quem digo que existe muito amor no mundo, para dar e receber. Se em tua casa não existe essa relação, quem sabe no internato não encontras a felicidade? Não percas o amor que tens dentro de ti, nem percas o amor pelo mundo. Um dia terás a oportunidade de ser pai, podes dar aos teus filhos todo esse amor que tens guardado dentro de ti. Podes também começar já a dar amor ao mundo, acredita que não estás sozinho e à tua volta alguém pode também precisar de ti.

Deixo-te estas palavras de esperança, deixo-te também um abraço (), com amor e amizade, fecha os olhos e sente-o.

Convido a todos os que por aqui passem a deixar uma mensagem ao Bruno,

Com amor por favor,

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Bruno. Sabes... hoje ao falar com o meu amigo Joaquim tocámos no assunto "felicidade". Eu disse-lhe que a felicidade está na nossa cabeça. Há quem tenha tudo e não tenha felicidade nenhuma, é o teu caso. O vazio é imenso e nada preenche. Mas eu depois dei-lhe o exemplo da minha avó ser feliz num quartinho tão pequenino que só tem passagem do lado esquerdo da cama para a porta de sair. Lá dentro não cabem mais do que 2 pessoas, mas é lá que ela tem guardadas as suas recordações, o seu passado, as suas roupas velhas, as prendas das amigas de há 70 anos... E ela diz muitas vezes que é feliz! Oh que maravilhoso! Eu é que fico feliz em saber que a minha “vozinha” se sente feliz! Ela não tem doenças nenhumas, ela tem o pão de cada dia, tem os filhos a viver perto dela… tem paz e principalmente tem Jesus no coração. Eu sei que a alegria que ela sente vem de Deus. É Ele que a preenche com a paz que o mundo não entende, com o vinho da alegria, com o maná do céu, com toda a sorte de bênçãos… Eu sei! Também O sinto e sei que Ele é o único que me pode preencher plenamente. Não falo de religiosidade, bem pelo contrário, é o tratar Deus como um amigo, o meu melhor amigo, Ele é O AMIGO! Mais do que a minha almofada, Ele é o meu confidente, e antes ainda que eu lhe diga o que sinto Ele já sabe e conhece-me tão bem… pudera, ainda antes da fundação do mundo Ele já me tinha criado e já me conhecia. Ele que chama as estrelas pelos seus nomes, não saberia Ele o meu nome? Claro que sabe! E mais, Ele responde-me! Então eu sei que a felicidade da minha avó é plena. Se ela consegue comunicar com o criador do universo e Ele também lhe responde às suas orações, como poderá ela não se sentir feliz? Bruno, o que eu te digo hoje é convidar-te a conhecer aquele que morreu por ti há 2000 anos atrás. Ele chama-se Jesus. Queres conhecê-lo? Garanto-te com toda a força do meu ser que é com Ele que vais encontrar toda a felicidade. Ele vai preencher-te totalmente em relação a todas as áreas da tua vida. Ele vai endireitar todas as veredas da tua vida, tudo vai começar a fazer sentido e vais renascer. Vais ser feliz! Bruno… se com as minhas humildes palavras encontras uma luz ao final do túnel, faz com todo o teu coração esta oração: “ Senhor Deus, eu não sei quem és, mas eu quero Te conhecer. Eu arrependo-me de todos os meus pecados e quero ser um novo Bruno a partir de hoje. Entra no meu coração Senhor Jesus. Eu aceito-te como Senhor e Salvador da minha alma. Eu te peço que Te tornes o meu grande amigo! Porque eu sei que Tu me amas, morreste por mim, pelo Teu sangue derramado por mim, tenho o direito à felicidade. Vem Senhor Jesus! Eu te aceito hoje em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amén.” Bruno, compra uma Bíblia e lê o novo testamento. Vais ver que o que tu hoje decidiste foi o único caminho para a felicidade. JESUS!

Teresa disse...

A ti Joaquim, felicito pela inteligente revisitação do tema da Felicidade e sobretudo pelo tipo de abordagem; não falaste do Natal, mas é o post natalício por excelência!...
Ao Bruno deixo então a minha mensagem, que pretendo seja de Esperança. Do Amor nasce o Amor, dá e receberás, procura e encontrarás. Vai ao encontro dos outros, abre o teu coração, partilha a tua vida com quem é importante para ti. Distribui o Amor que guardas em ti e não guardes ódio nem ressentimento.
o Amor não se compra, não se vende. Vive-se, constroi-se, faz-se, dá-se. Tal como o Natal. Não é comprar e vender, é Dar e Receber.
Festas Felizes, com Amor.

M. disse...

Se o Bruno quiser entrar em contacto comigo pelo msn só tem de deixar aqui um comentário. Assim em alturas em que se sinta só ou com vontade de falar,estou à disposição. E para o fazer sorrir, sempre.

Abraço grande Bruno.

E obrigada pela partilha Quim!